Araxá
11h13 05 Setembro 2019
Atualizada em 05/09/2019 às 11h30

Em Araxá, uma pessoa é vítima de estelionato após comprar passagens pela internet

Por Priscila Pedroso
Reprodução

Nessa terça-feira (3), uma pessoa procurou a Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar em Araxá para relatar que foi vítima de estelionato. Através de um anúncio no Facebook que divulga promoções de passagens.

Ao falar com eles foi repassado a vítima um número de telefone para contato. Durante a negociação, o suposto funcionário solicitou os seus dados e lhe enviou uma conta bancária para transferência do valor juntamente com a reserva, constando a seguinte observação: que o depósito devia ser efetuado em casas lotéricas. Após realizar o depósito, a vítima tentou entrar em contato com o suposto funcionário pelo aplicativo do WhatsApp, porém havia sido bloqueado. Ao entrar em contato com a agência de viagens do mesmo nome com sede em São Paulo, a vítima foi informada que a empresa não vende passagens e que provavelmente teria sido vítima de um golpe.

Os casos de fraudes com falsas agências de viagem online crescem a cada dia, por isso, é importante ficar atento à reputação da empresa; confira dicas para não ser parte das estatísticas!

É fácil encontrarmos pela Internet notícias de golpes aplicados por falsas agências de viagem online. Os casos de pessoas físicas ou empresas lesadas pelas atraentes – e inexistentes – promoções de passagens abaixo da média crescem a cada dia. Contudo, chamam a atenção para os cuidados com o fechamento de viagens pela web.

E o transtorno não é apenas financeiro. Os danos morais e emocionais também afetam gravemente as vítimas de fraudes no turismo. Afinal, são pessoas que tiveram negócios não concretizados, lua de mel cancelada ou férias arruinadas por empresas fantasmas.

• Verifique os dados da empresa

Antes de mais nada, é importante verificar se a plataforma online de vendas que deseja comprar as passagens também possui um endereço físico e telefones de contato disponíveis no site. Além disso, consulte se o CNPJ da empresa encontra-se ativo na Receita Federal. Isso garante que ela realmente existe.

• Site blindado

O selo verde ou cadeado, localizado no início do endereço do site (URL), é um modo de identificar que a empresa é segura quanto ao compartilhamento de dados pessoais na hora da compra. Este selo garante que informações, como número de cartão de crédito, CPF e endereço, serão mantidas em sigilo na base de dados da empresa.

• Presença online

Hoje, com as redes sociais e sites de reclamação, é fácil consultar a reputação de uma empresa. Caso surjam dúvidas com relação aos serviços prestados, procure sobre a empresa em sites de busca, verifique os perfis nas redes sociais. Confira comentários dos seguidores! Uma dica é, ainda, acessar sites como o “Reclame Aqui”. Em poucos minutos você terá em mãos a avaliação das pessoas sobre suas experiências com a empresa e saberá se deve prosseguir, ou não, com a compra.

• Comprovante por e-mail

Caso todos os passos acima tenham sido verificados e a compra efetuada, é importante que você receba, em seguida, um comprovante de compra no e-mail. No comprovante deve constar o número do pedido e também os dados da passagem, com o número localizador. Com isso, basta acessar o site da companhia aérea e verificar se a passagem foi emitida corretamente.

Contar com uma agência de viagem física é mais seguro?

Mesmo com todas as facilidades e vantagens que a Internet nos proporciona, quando falamos de viagem, contar com o auxílio de agências físicas ainda é a forma mais segura de não cair em golpes.

O contato direto com profissionais, sem dúvidas, trará mais segurança e tranquilidade na hora de fechar suas viagens corporativas ou a lazer. Além disso, contar com a ajuda de especialistas na área poderá enriquecer ainda mais o roteiro. Assim, você terá maior economia com soluções focadas na diminuição de custos e gastos excessivos com o deslocamento.

Com informações do Emporium Travel

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